Odontologia

 

ENDODONTIA

Endodontia é a área da Odontologia responsável pelo tratamento das doenças ou patologias referentes ao tecido vivo, chamado polpa dentária, esse tecido  é responsável pela vitalidade e nutrição de cada elemento, se encontra no interior do dente e dentro dos seus condutos e sistema de canais radiculares e  tecidos periapicais. Em casos de alterações por lesões de cárie, fraturas dentárias, traumas, necessidades protéticas e outras doenças endodônticas, o tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) está indicado, visando a manutenção do elemento dentário na cavidade bucal bem como a integridade dos tecidos periapicais.

DENTISTÍSTICA-RESTAURADORA

É a área da Odontologia responsável pela reconstrução do elemento dental por meio de restaurações. Essas restaurações são realizadas devido á fratura do elemento dental, também por motivo de cárie e até mesmo por motivos estéticos. Hoje em dia a cosmética odontológica permite ao profissional dessa área reconstruir o elemento dental da forma mais natural possível, restabelecendo a estética do sorriso. Além de restaurações estéticas, facetas, clareamento, etc.

ORTODONTIA

A ortodontia é a área da Odontologia responsável por restabelecer à oclusão , tratando as maloclusões: o desalinhamento dental. Devolvendo assim um sorriso mais saudável, funcional e bonito ao paciente. Temos hoje dentro da especialidade vários tipos de tratamento e aparelhos diferentes, como aparelhos fixos metálicos, aparelhos estéticos de porcelana , técnicas estéticas por meio moldeiras (alinhadores), técnica lingual e aparelhos autoligados.

IMPLANTODONTIA

Implantes dentários são dispositivos de titânio inseridos nos ossos da mandíbula ou maxila, os quais tem função de substituir a raiz do dente e dar suporte a uma prótese (dente artificial), devolvendo ao paciente uma melhor aparência física e função mastigatória. O procedimento de inserção do implante dental é realizada com anestesia local e está indicado para pacientes com perdas unitárias, parciais ou totais dos dentes. Hoje contamos com inúmeras marcas e conexões de implantes dentários; para cada região e tipo ósseo há uma plataforma e superfície de um implante indicado, as quais são determinadas pelo implantodontista previamente ou durante o procedimento cirúrgico.

Implantodontia é uma das especialidades da odontologia que se objetiva ao tratamento da falta de dentes com reabilitações de próteses suportadas ou retidas por implantes dentários seja na mandíbula ou maxila. . Ao redor do implante acontece a ósseo integração que é definida pela formação de tecido ósseo que irá incorporar o titânio, ao osso no local inserido. E, é de suma importante, que o tecido ósseo mantenha-se integro para que seja submetido aos esforços mastigatórios.

PERIODONTIA

Ramo da odontologia que cuida dos estudos dos tecidos normais e no tratamento das infecções dos tecidos moles, que servem de suporte para o dente ligando o elemento dentário ao tecido ósseo.

PRÓTESE-DENTÁRIA

É a área da odontologia responsável por restabelecer o sorriso, através da reposição de um ou vários elementos dentais perdidos, por meio de próteses fixas dento suportadas, sob implantes, removíveis, próteses mucosuportadas.

ODONTOPEDIATRIA

Especialidade que cuida da saúde bucal das crianças , seu inicio tem-se ainda com a ausência de dentes até a completa irrupção dos dentes permanentes.

CIRURGIA ORAL

CLÍNICA GERAL